Informações do Curso
Última modificação: Sexta-feira, 13 de setembro de 2024
Apresentação
O curso de Engenharia de Computação é ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais em Belo Horizonte, no Campus Nova Gameleira, desde 2007. O reconhecimento do curso ocorreu em 2012, por meio da Portaria nº 220, de 01 de novembro
de 2012, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES). O curso foi reconhecido com Conceito de Curso 5, sendo este o conceito máximo. O curso possui registro no Conselhor Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) e a primeira turma de engenheiros de computação do CEFET-MG concluiu o curso em dezembro de 2011.
Objetivo do Curso
O curso tem como objetivo geral “formar profissionais com sólida base teórico-conceitual e prática nos conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos do curso, e preparados para atuarem tanto no processo produtivo quanto no desenvolvimento técnico e científico do país, considerando-se os aspectos políticos, sociais, culturais, econômicos, ambientais, humanos e éticos, abrangidos no escopo da Engenharia de Computação”.
O Profissional
O profissional egresso do Curso de Graduação em Engenharia de Computação do CEFET-MG deve se constituir em um profissional com sólida formação científica e tecnológica no campo da Engenharia de Computação, capaz de pesquisar, desenvolver, adaptar e aplicar, de forma inovadora e empreendedora, novas tecnologias, com visão reflexiva, crítica, criativa, cooperativa e ética. Além disso, o Engenheiro de Computação deverá ter competência na identificação, formulação, análise e resolução de problemas de engenharia bem como estar comprometido com a qualidade de vida da nossa sociedade como um todo, considerando seus aspectos culturais, econômicos, sociais, ambientais e de segurança e saúde no trabalho.
As aulas ocorrem no turno diurno, o curso tem duração de 5 anos e há 40 vagas por semestre.
Projeto Pedagógico Novo (Turmas a partir do ano de 2023):
Projeto Pedagógico Antigo (Turmas anteriores ao ano de 2023):